Popular Posts

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.
domingo, 24 de maio de 2015



           As "juventudes" sonhos e desafios


As "juventudes" impulsionam o mundo, elas se dividem em várias frentes: a alienada consumista, que espera sempre os novos sucessos do mercado da música e eletrônicos; a juventude conservadora, que se alia com setores da extrema direita; a juventude religiosa, que quer manter seus valores e tradições milenares; juventudes liberais e capitalistas, que querem usufruir do sistema econômico e político para seu bem estar próprio; e, por último, uma juventude crítica transformadora em busca de mudanças radicais.

Essas "juventudes" possuem um ponto em comum: Escolas esquecidas e, por outro lado, universidades que visam ao produtivismo acadêmico raso, que não qualificam ninguém e, igualmente, que aprovam todos em nome da exploração do mercado educacional.

Nisso, todos estão inclusos em um sistema perverso, ora empurrados a fazer parte da grande massa pré-qualificada do mercado do trabalho, ora a fazer parte do contingente dos que sobram na soma entre vagas abertas e desemprego, maneira pela qual são substituídos, caso adoeçam nos subempregos insalubres, gerando  a exclusão social crescente nas cidades.

Nesse contexto caótico, os políticos brasileiros da ala conservadora articulam a sua irresponsabilidade, propondo a maioridade penal como resolução de boa parte da criminalidade. Esquecem-se da negligência e ingerência do Estado para com os jovens, em sua maioria, mortos por falta de projetos sociais comunitários, esquecidos a própria sorte em subempregos e falta de qualificação.

Os sonhos estão vivos nessas "juventudes" e eles são sufocados por um Estado omisso na implementação efetiva dos projetos sociais. Por fim, os desafios estão claros para essas "juventudes” esquecidas pelo poder público, e negligenciadas por muitas famílias. O passado da juventude de luta foi um derrame de sangue com torturas de duas décadas.

O nosso presente, a busca pelo espaço e a não criminalização - parafraseando Fernando Pessoa - Tenho em mim todos os sonhos do mundo - E eles não serão fuzilados em um beco sem saída, sonhos derramados em sangue moreno e pobre, em sua maioria, por engano.


Marcos Moraes








Marcos Moraes, prazer em conhecê-los!

Eu sou inquieto com os governantes corruptos.Indignado com as desigualdades sociais.Defensor implacável do meio- ambiente.Árduo Militante pela educação integral e inclusiva.

0 comentários: