Popular Posts

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 8 de junho de 2015



Cieps - Os Centros Integrados de Educação Pública implementados a partir de 1984,  sob supervisão do educador Darcy Ribeiro, na qual era vice do Governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola.Esse foi o projeto mais ousado em educação pública brasileira.Vislumbrava-se o modelo de educação integral de qualidade ás crianças brasileiras.

 Em 1987 foi interrompido e retomado em 1991, no segundo governo de Brizola. Na gestão do pedetista Alceu Colares o Rio Grande do Sul.A ideia foi adotada no começo dos anos 1990.

Essas interrupções foram realizadas pela constante alternância de poder, lamentavelmente,reprovada por governantes que não alinhavam ideologicamente ás bandeiras da educação popular de Brizola. Isso mostra de que forma muitos políticos por vaidade trocavam o nome ou extinguiram os ciepes’s dos planos de governo.

Dessa forma, quem era mais prejudicado o povo carente socioeconomicamente , em especial, as crianças abandonadas.Assim, perdia-se o sentido do CIEPS além de uma escola e projeto nacional, era um investimento presente com forte impactos no futuro principalmente fatores relacionados a violência , baixa escolaridade e subemprego.Por isso Brizola dizia:

“A educação é o único caminho para emancipar o homem. Desenvolvimento sem educação é criação de riquezas apenas para alguns privilegiados.”



Os Cieps eram muito mais que um modelo político-pedagógico escolar de oferecer aulas, esporte e cultura para o desenvolvimento das comunidades, era a inclusão de cidadão plenos no mundo , um projeto de emancipação humana  àqueles que tanto sofrem com a desumanidade de alguns governos e grupos sociais elitizados da sociedade brasileira; que vê o pobre sem instrução como perigoso devido a sua “falta de educação”


O modelo dos Cieps promovia a paz entre as comunidades, levava saúde e sabedoria e além disso fomentava a oportunidade social para o desenvolvimento humano de cidadãos conscientes e transformadores do ambiente.A volta do CIEPS hoje soa uma utopia ou talvez uma possibilidade, quem sabe um candidato ( talvez do mesmo partido do Brizola e Darcy Ribeiro) coloque como projeto de Estado o CIEPS novamente e que jamais seja extinguindo!

Em uma frase emanciapadora Brizola exalta:
“Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação.”


Leituras Recomendas:
RIBEIRO, Darcy. Cieps: a educação como prioridade. Carta: falas, reflexões e memórias. Brasília. Gabinete do Senador Darcy ribeiro, nº 3, 1994

RIBEIRO, Darcy. O livro dos Cieps. Rio de janeiro. Bloch. 1986.










Marcos Moraes, prazer em conhecê-los!

Eu sou inquieto com os governantes corruptos.Indignado com as desigualdades sociais.Defensor implacável do meio- ambiente.Árduo Militante pela educação integral e inclusiva.




0 comentários: