Popular Posts

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.
segunda-feira, 25 de maio de 2020
                                   Obra A Liberdade guiando o povo às barricadas (1831), de Eugène Delacroix



A Liberdade - a plena busca de significados para se dizer um indivíduo livre,porém, são vários os modelos que na prática limitam pela economia, a política e a cultura. A tal liberdade plena, tão difícil de ser conquistada, se esconde dentro dos limites mesquinhos e ambiciosos da natureza egoísta, na qual se condicionou vivermos  como bem coloca o filósofo Jean Jacques Rousseau “O homem nasceu livremas por toda parte encontra-se a ferros.” 


Assim, temos um problema - nossa democracia liberal - e liberal remete ao campo econômico, condicionou que aqueles que possuiam muitos bens e muito dinheiro , teriam mais voz, mais participação polítíca, mais acesso a boa educação e cultura. Nesse momento, se diferenciou o humano econômico do humano desprovido de poucos bens, e pouco dinheiro.Essa distinção de liberdade econômica, nos colocou em divisão de classes sociais e de condição humana (superiores e inferiores) entre os que podem se deslocar de avião para qualquer parte do globo , e os que estão reclusos no máximo a transitar pelo seu bairro, sem estrutura alguma.


A liberdade de poucos de mandar nas decisões políticas e a liberdade de muitos de obedecer em meio a fome e a miséria, muitos subordinados aos poucos que tanto possuem voz aos seus próprios interesses. A liberdade limitada a condição econômica nos traz a pior evidência humana:O humano é egoísta por natureza. As faces cruas de suas ideologias , por mais humanas e populares  escondem a miséria de poucos, que se quer pensam em abrir mão da sua (liberdade) ambição acumulativa e avarenta do poder e dinheiro,e, promover a igualdade econômica e  social.

A Liberdade ou liberdades , somente se tornariam plenas pela repulsa das células egoístas da sobrevivência, e vontade de poder humano, talvez, precisasse de uma grande mudança nessa condição que coloca escravizados dominantes e dominados pelo ditador capital (dinheiro) , e as sociedades de abolir a estrutura arcaica, na qual milhares de anos se alicerçou : A ignorância e a soberba de dominar uns aos outros pela liberdade econômica que tanto suprime as liberdades sociais e políticas...

Marcos Moraes  25-05-2020. Compartilhe esse artigo com #blogdomarcosmoraes Obrigado!


0 comentários: