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segunda-feira, 12 de abril de 2021

 


 A qualidade da educação perpassa aspectos que transitam entre várias esferas, principalmente a economica, na qual, investimentos são importantes na estrutura e trabalho docente, logo, pela efetivas políticas públicas de educação voltadas para emancipação humanda , e não somente, para a produtividade e o mercado de trabalho, e por fim, a esfera social que se apresenta deteriorada pela ausência e omissão do estado em fomentar o desenvolvimento dos cidadãos de forma plena e humana.

 Nesse contexto,a  educação básica quando bem assistida pelo seus agentes estatais e educacionais ( gestores e professores) torna-se potencializadora do fazer e ser educativo voltada para a formação e construção coletiva de conhecimentos e técnicas capazes de inserir os jovens, e não tão jovens cidadãos, para além do mercado de trabalho, mas o de cidadão do mundo , conhecedor do seu papel protagonista diante da transformação social e cultural.

 Assim, as dimensões intra - escolares se alicerçam em planos escolares , e de ação pedagógica capaz de transformar, lapidar e aperfeiçoar cidadãos conscientes do seu espaço no mundo.Dessa maneira,  validado dentro de uma estrutura de ensino na qual irá qualificar e desenvolver a sua credibilidade  profissional e humana.

 

Por outro lado, as atividade extraescolares  que são direcionais pelos seus agentes políticos pedagógicos ( diretores, gestores e coordenadores) ampliam e buscam fortalecer o desempenho e a produtividade qualitativa da educação, evitando-se os casos de conflitos de gestão existentes em escolas desfuncionais, e também, a efetiva implementação de políticas públicas na educação .

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